Energia Solar - Compra Coletiva

Esse tópico será usado para organizarmos uma compra coletiva de sistemas de energia solar fotovoltaica e com isso obtermos grandes descontos.

Cadastre seu interesse nesse formulário

********** FORMULÁRIO DE INTERESSE **********

Aos curiosos, recomenda-se somente a leitura.

Quem preencher o cadastro não é “obrigado” a fechar uma compra, mas pedimos a gentileza aos curiosos ou àqueles que não têm interesse concreto que não preencham a ficha de interesse, pois usaremos o número de interessados para negociar um desconto com os fornecedores.

Nosso interesse em organizar essa compra coletiva está em também obtermos esse desconto. Não receberemos nenhuma comissão de qualquer que seja o fornecedor contratado.

Além disso, como você já deve saber, o Carteira Rica se tornou um projeto sem fins lucrativos a partir de outubro/2017 e com fins ambientais. Ao promover essa compra coletiva, estaremos cumprindo nossos dois objetivos: educação financeira e promoção do meio ambiente.

Buscar descontos também faz parte da educação financeira.
Obrigado aos interessados!

Eu gostaria de saber se o valor de 10 a 15 mil é instalado ou só os equipamentos.

Olá.
Esse é o valor típico para o sistema instalado.
Se não conseguirmos uma empresa que instale em todo o Brasil (pois pessoas de toda parte estão preenchendo o formulário), tentaremos a compra coletiva do equipamento e depois cada um paga à parte só a instalação.
Vamos ver o que será possível!
Abs.

Olá Eduardinho! Vc acha que é possível instalar numa cobertura de um prédio?
Eu moro numa cobertura.
Porque vi que tem que trocar o relógio, então eu dependeria de uma liberação do condomínio, certo

O que acha?

Att,

Pilsk

Boa noite Eduardinho! Moro no Rio de Janeiro e fiz alguns orçamentos recentemente. Se quiser posso repassá-los a você para aumentar sua base de estudo. De qualquer forma, para gerar em torno de 450 kwh/mês, a maioria dos orçamentos ficou em torno de R$22.000,00. Contudo, alguns passaram dos R$30.000,00. Claro que são estimativas, já que todos orçamentos foram feitos sem visitação, mas já me deram uma boa orientação.

Eduardinho,

Com um gasto médio mensal de 215 kWh, valor kWh 0,79, percentual de tributação de 31,22%, a planilha calculou um retorno de 1,28% ao mês e uma economia em 25 anos de R$ 43,531,47.

Todavia, usando a planilha do seu site de juros compostos, aplicando o valor de R$ 10 mil com juros mensal de 1% em 25 anos corresponde a R$ 197.872,97.

Poderia me explicar onde está o ganho? Deixei escapar algo?

Essa é fácil, Gustavo!
Investe o valor que você continuará economizando após o cashback, que vc poderá ter bem mais que esses 190 mil:wink:

Olá, o preço de 22 mil está bom. O de 30 deve ser da Blue Sol, estou certo? Foi o mais caro que encontrei. Abs.

Olá Pilsk,
Acho que é tranquilo.
Inclusive, se o resto do condomínio aderir, dá para fazer um contrato prevendo quantos % da energia gerada vai para cada um e a concessionária rateia. Abs.

Olá Gustavo,
É, deixou passar bastante coisa. Os cálculos são totalmente diferentes.
A planilha da energia solar está em valores reais, a de juros compostos em valores nominais. Só aí já mata a diferença. Tem várias diferenças de cálculo nas duas. Abs.

Boa noite, Eduardinho e companheiros.
Como anda a listagem dos interessados?
Eu mesmo já decidi que quero o sistema, só preciso saber de alguns detalhes importantes, como
saber se o sistema escolhido no orçamento “A” permite que sejam instalados mais 5 módulos, e se o inversor comportaria esse upgrade.

Vitor, obrigado pela resposta, já esclareceu um pouco mais, embora, ainda, considerando o investimento mensal com o valor nominal que economizei com energia após o payback, R$ 134,00 mensal, 18 anos, juro de 1% ao mês, resulta em R$ 101.548,83.

Eduardinho, o que tinha imaginado, o cálculo é bem mais complexo do que achei e ainda não consegui entender completamente.

Eduardinho, aproveitando, como posso simular corretamente para comparar a instalação de energia solar x investimento?

O campos “economia total em 25 anos” retorna um valor real (descontada a inflação) considerando o campo “retorno mensal estimado”? Ou seja, os R$ 43.531,47 (economia total em 25 anos) que eu encontrei, seria o o custo (aporte) x “retorno mensal estimado” - inflação prevista?

Temos no momento cerca de 50 interessados e já vamos começar a contatar os fornecedores…
Esperávamos esse número para iniciar os contatos. Já dá volume.
O orçamento A do artigo usa um microinversor e não sei se suporta mais 5 módulos. O orçamento B, com certeza suporta.
Abs.

Oi Gustavo,
Não tenho como voltar na fórmula nesse momento, mas ela leva em consideração diversas questões: por exemplo, eu usei no cálculo uma perda anual de eficiência no sistema de 0,7%. Esse valor entrou na sua conta? Abs.

Vi nas respostas do Formulário que tem uma lista de telefones sendo formada. Creio que seria interessante um grupo no Whatsapp pra maiores informações. O que acham?

Mas o orçamento B também será colocado na negociação? Ou seria possível uma adequação no orçamento A?

Acho Interessante o grupo de Whattsapp

Prezados, uma dúvida sobre a compra coletiva. O que seria exatamente a compra? Somente dos painéis solares? Ou inclui os inversores, cabos, conectores e suportes? Tenho vontade de montar um sistema, já fiz o curso e sei que consigo fazer todo o projeto, na verdade uma das partes interessantes é fazer por mim mesmo para ganhar experiência. No que se refere a instalação, tenho conhecidos que fazem instalação.

Então no final, realmente a dúvida seria…o que está incluído nessa compra coletiva? Obrigado! Abraços a todos.

Outra coisa Gustavo, vc achar um juros constante de 1% ao mes em 25 anos é muito, mas muito dificil.

Pessoal, já enviamos o pedido de orçamento para os 66 interessados a 4 empresas. Estamos aguardando resposta. Uma delas pediu 15 dias de prazo, pois há o carnaval agora no meio e eles disseram que vão negociar com fornecedores.

Peço que cada um orce com pelo menos um fornecedor da própria região para que, quando tivermos os resultados das propostas, cada um possa saber se é vantajoso no próprio caso, ok?
Grande abraço