Investimento em imoveis no Rio de Janeiro (oportunidades/opinião)

Caros Colegas,

Parece que é a hora de investir em imoveis fisicos…

Estou bastande dividido sob como proceder. Morando no Rio de Janeiro, é a região que mais conheço. Estou pensando em comprar algo ali, mas…

Comprar para morar? Neste caso eu escolheria um imovel na Zona Sul. O problema é que estes imoveis são carissimos, e na minha avaliação estes bairros não tem uma expectativa de valorização tão boa por esta area ja ser muito cara. Outro problema é que por ser muito valorizado, este tipo de “investimento” acaba comendo a carteira toda, ou a maior parte dela, e as vezes alem dela para quem financia. A minha opção é de alugar ali, não de comprar.

Conforme mencionado no curso, as melhores oportunidades estão em bairros que vão melhorar, e não nos bairros que ja se valorizaram. Ali seria mais buscar por oportunidades em bairros mais populares em curso de “gentrificação”. Um exemplo tipico disso foi a Lapa, que era um bairro considerado indesejavel, e passou a “fazer parte da Zona Sul” por causa da alta procura. Este tipo de bairro é tambem quem sofreu mais desvalorização com a crise, pois são os primeiros a desvalorizar, as pessoas se dão conta que não são tão bons assim.

O ultimo problema é que investimento imobiliario bom é onde vai ter investimentos publicos/privados. Na região do Rio, com as finanças do Estado, não vejo nenhum investimento publico em vista por ali. Investimento privado, acho que esta fraco tambem.

Qual seriam a escolha de voces nesta região?

Abs
François

Você só considera investir onde reside? De fato no RJ sempre parece tudo muito esticado, o que torna o garimpo por oportunidades bem mais complicado.

Eu resido em Salvador e o alto volume de estoques também esfriou o mercado nos últimos anos. Minhas empreitadas imobiliárias costumam ocorrer em SP via parcerias.

Se você cansar da vizinhança, pode tentar expandir seu olhar deste modo para outras regiões mais promissoras… boa sorte!

Ola!

Na verdade ja investi numa pequena cidade do Nordeste, deixando os imoveis para alugar na mão de um amigo de confiança que ganhava comissão. A relaçao alguel/preço era muito boa, na faixa de 0,8%, mais do que o dobro do Rio onde esta de 0,35% na minha ultima pesquisa.

Como a cidade era pequena, não tinha imobiliaria confiavel que trabalhasse com aluguel la. O problema e que meu amigo pretende se mudar e não vejo ninguem para o substituir por enquanto. Percebi que o meu negocio era fragil: não da para depender de uma pessoa so. Acredito que vai surgir uma solução, mas é complicado.

Como voce lida com gerenciamento a distancia? Por mim o ideal e ter pelo menos familhares por perto da zona onde vc pretende comprar.

abs
François

Francois, meu esquema é de parceria. A bem da verdade, o gerenciamento cabe ao construtor e a mim cabe o financiamento da obra.

Acaba se encaixando bem no que você falou de “depender de uma pessoa só”, mas assim como você, enquanto as coisas estão fluindo bem e os resultados dentro das expectativas, permaneço firme e forte nas incorporações.

Acaba que moro em Salvador, mas graças à cotização das obras, eu e outros brasileiros espalhados no país e fora conseguimos investir nesta modalidade. Todas as obras têm sido em SP.

Abraços

Obrigado pela resposta! Não conhecia este procedimento de investimento com construtora que tambem gerencia a locação! Parece uma alternativa interessante.

Notei um fato interessante: o aluguel em SP em 20% mais caro por m2 que no Rio (R$36/m2 em SP vc R$31/m2 no Rio) en quanto os imoveis são mais caros no Rio que em SP (R$8720/m2 em SP vs R$9660/m2 no Rio).

Abracos
François