Morar no exterior e investir no Brasil

Olá pessoal do fórum, tudo bem com vocês?
Estou pensando em ir morar fora do país, mas como todo mundo já sabe investir no Brasil é bem mais rentável que investir lá fora. As minhas perguntas são:
1)Eu posso investir no Brasil estando morando no exterior?
2)Como faço para conseguir investir sem estar aqui?
3)Se eu investir em dólar (por exemplo) meus rendimentos serão na mesma moeda ou serão em reais?
Agradeço muito a ajuda de todos. Espero que tenha elaborado meu tópico de forma correta, se não, peço desculpas e auxílio para melhorar.

Não sou a melhor pessoa para explicar, mas vou dizer o que sei:

1. Depende, pois se você fizer a declaração de saída definitiva do país, você não pode manter contas abertas aqui, a regulamentação é outra assim como de estrangeiro. Caso não preencha a declaração, precisará declarar anualmente seu IR do Brasil. O problema é que para o fisco isso é ruim, pois você não tem mais renda do Brasil, e para trazer dinheiro de fora pra cá você precisa informar isso, e aí vem a tributação sobre o capital estrangeiro, sendo que você já foi tributado no país onde você estiver. Vai pagar 2 vezes imposto sobre a mesma renda, não compensa.

2. Você pode decidir por manter suas contas abertas daqui, mas vai precisar informar no seu IR Brasileiro que está obtendo renda em moeda estrangeira e trazendo ao Brasil. Ou então abra conta numa corretora americana e invista em outros títulos estrangeiros.

3. Para investir em dólar, você pode abrir conta numa corretora americana ou no país que você está e buscar por títulos estrangeiros. Mas se quiser investir em CDBs, LCs e TD brasileiros, precisará converter sua moeda em BRL e aí vem a abocanhada do leão. A menos que você busque pelos títulos brasileiros negociados em corretoras estrangeiras, porém a tributação é diferente e segue regras de estrangeiros investindo no BR.

Provavelmente alguém aqui sabe mais. Abs

Se morar no exterior e fizer aplicações fora, vc vai ter uma dupla tributação, ou vai ter que fazer a guia da receita federal de saída do pais para residir em outro pais… Não existe aplicações em dólares diretamente no Brasil.