Venda de TPCA 24 E 35

Bom dia.

Perdi a oportunidade recente de vender alguns TIPCA 24 e 35, sobretudo após a condenação do LULA.
Mesmo assim, obtive um ganho relativo com tais títulos ao longo do tempo…
Pretendo diversificar um pouco minhas aplicações adquirindo um pouco mais de ações.
Seria oportuno aguardar um pouco mais para tomar essa decisão ou seja, vender os TIPCA 24 e 35 nesse momento, ou seria mais interessante aguardar a votação da reforma da previdência?

Reginaldo

Olá Reginaldo,
Eu vou aguardar mais um pouco os proximos cortes da Selic e votação da reforma, mas é bem provável que venda antes das eleições.
Espero ter ocntribuido,
Abç

Oi Reginaldo, a sua dúvida é a de muita gente.
O que tenho indicado para as pessoas é que não tentem adivinhar o que ocorrerá.
A gente age conforme riscos e oportunidades. Não conforme fatos, pois os fatos, quando ocorrem, são precificados rapidamente (em alguns mercados, não em todos).
O que quero dizer com isso?
Que, buscando um melhor equilíbrio na carteira, inclusive diante dos riscos (eleição / não votação da reforma), já era aconselhado já há alguns meses, fazer uma realocação diminuindo ativos mais especulativos em TD.
Isso não significa zerar, desesperar, vender tudo, mas diminuir exposição vendendo, digamos, 20% da posição, conforme a opção de cada um e o horizonte de investimento de cada um.
Alocação tática de ativos não precisa ser estressante, pontual, nem gerar preocupação. Tentar adivinhar o futuro gera essas angústias.
Take it easy!
Abs.

ações é algo que não pretendo entrar tão cedo, com essas maximas das maximas a unica certeza que temos é que vai cair. Fora que tem todo aquele stress no mercado americano, que não sei se já passou ou apenas foi postergado e pode afetar a bolsa aqui. Se for optar por essa opção, se garanta nas bluechips, que variam menos e tem mais potencial para se recuperar :slight_smile:

Ah se eu tivesse esta certeza que você tem: eu venderia a descoberto e compraria um monte de PUT’s. Ganharia um bocado com a venda a descoberto e rios de dinheiro com as PUT’s.

Outro detalhe também é o engano sobre as blue chips (segundo seu ponto de vista). Como o mercado está comprador elas sobem primeiro (normalmente mais que o índice IBOV), mas em qualquer soluço elas corrigem expressivamente, logo, não variam menos.

Potencial pra se recuperar têm os bancos, pois o sistema coopera pra que Bancos sempre ganhem dinheiro em nosso país.

Apesar da esticada recente a bolsa ainda não atingiu o topo de 2008 corrigido pela inflação.

Boçal é o mercado, portanto não podemos ter certeza de que vai continuar subindo nem de que vai cair.